SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número2INDISCIPLINA ESCOLAR: ANÁLISIS DE LOS REGISTROS DE OCURRENCIAS DE INDISCIPLINAS EN ESCUELAS ESTATALES DE SÃO PAULO índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


ETD Educação Temática Digital

versión On-line ISSN 1676-2592

Resumen

ZORDAN, Paola Basso Menna Barreto Gomes  y  HOFFMANN, Ana Clelia. ARTES DE SI NO MAGISTÉRIO: O DÂNDI EDUCADOR. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2019, vol.21, n.2, pp.530-545.  Epub 19-Sep-2019. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v21i1.8651066.

Este artigo tem o objetivo de propor uma discussão sobre o ensino, a moda e a arte em novos modos de se reinventar na vida magisterial. Para isso, toma o dandismo e as práticas desenvolvidas no século XIX como disparo para tratar a prática educativa como um exercício afirmativo da vida, tal como a estética da existência em Michel Foucault. A partir disso, fabrica um conjunto de práticas nas quais possam se operar outros modos de pensar a arte, como campo de um saber ampliado sobre si. Cada procedimento é também uma multiplicidade, sendo assim seus processos e feituras na educação são imanentes à vida e acontecem junto dela. Desse modo, o dândi educador, por meio de sua arte, opera por repetição. Ao repetir, observa seus procedimentos a fim de produzir singularidades e constituir o seu modo de ser professor.

Palabras clave : Dandismo; Educador; Estética da existência; Subjetivação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )