SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número2INDISCIPLINA ESCOLAR: ANÁLISE DOS REGISTROS DE OCORRÊNCIAS DE INDISCIPLINAS EM ESCOLAS ESTADUAIS DE SÃO PAULO índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


ETD Educação Temática Digital

versão On-line ISSN 1676-2592

Resumo

ZORDAN, Paola Basso Menna Barreto Gomes  e  HOFFMANN, Ana Clelia. ARTES DE SI NO MAGISTÉRIO: O DÂNDI EDUCADOR. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2019, vol.21, n.2, pp.530-545.  Epub 19-Set-2019. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v21i1.8651066.

Este artigo tem o objetivo de propor uma discussão sobre o ensino, a moda e a arte em novos modos de se reinventar na vida magisterial. Para isso, toma o dandismo e as práticas desenvolvidas no século XIX como disparo para tratar a prática educativa como um exercício afirmativo da vida, tal como a estética da existência em Michel Foucault. A partir disso, fabrica um conjunto de práticas nas quais possam se operar outros modos de pensar a arte, como campo de um saber ampliado sobre si. Cada procedimento é também uma multiplicidade, sendo assim seus processos e feituras na educação são imanentes à vida e acontecem junto dela. Desse modo, o dândi educador, por meio de sua arte, opera por repetição. Ao repetir, observa seus procedimentos a fim de produzir singularidades e constituir o seu modo de ser professor.

Palavras-chave : Dandismo; Educador; Estética da existência; Subjetivação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )