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ETD Educação Temática Digital

versión On-line ISSN 1676-2592

Resumen

AUAD, Daniela; SILVA, Janaína Guimarães da Fonseca e  y  ROSENO, Camila. GÊNERO NA EDUCAÇÃO BÁSICA BRASILEIRA: A INCONSTITUCIONALIDADE DE PROJETOS PROIBITIVOS. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2019, vol.21, n.3, pp.568-586.  Epub 23-Sep-2019. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v21i3.8654669.

A partir do conceito de gênero, de Joan Scott; da compreensão de política, de Chantal Mouffe; e da crítica feminista à produção do conhecimento, de Donna Haraway, o texto analisa projetos de lei pretensamente proibitivos quanto ao diálogo sobre relações de gênero na escola. Esses projetos colocam em disputa modelos de sociedade, via políticas públicas e práticas educacionais, no que se refere à autonomia e igualdade de direitos.

Palabras clave : Relações de gênero; Educação básica; Educação democrática; Movimentos sociais; Direito à educação.

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