SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número3LUTAS DEMOCRÁTICAS CONTRA O URSTAAT: O QUE PODE FAZER A EDUCAÇÃO?DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA RESTAURATIVA NAS ESCOLAS: ENTRE DECRETOS E A PRÁTICA DA CIDADANIA NO CONTEXTO DA DEMOCRACIA BRASILEIRA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


ETD Educação Temática Digital

versão On-line ISSN 1676-2592

Resumo

AUAD, Daniela; SILVA, Janaína Guimarães da Fonseca e  e  ROSENO, Camila. GÊNERO NA EDUCAÇÃO BÁSICA BRASILEIRA: A INCONSTITUCIONALIDADE DE PROJETOS PROIBITIVOS. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2019, vol.21, n.3, pp.568-586.  Epub 23-Set-2019. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v21i3.8654669.

A partir do conceito de gênero, de Joan Scott; da compreensão de política, de Chantal Mouffe; e da crítica feminista à produção do conhecimento, de Donna Haraway, o texto analisa projetos de lei pretensamente proibitivos quanto ao diálogo sobre relações de gênero na escola. Esses projetos colocam em disputa modelos de sociedade, via políticas públicas e práticas educacionais, no que se refere à autonomia e igualdade de direitos.

Palavras-chave : Relações de gênero; Educação básica; Educação democrática; Movimentos sociais; Direito à educação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )