SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número3DERECHOS HUMANOS Y JUSTICIA RESTAURADORA EN LAS ESCUELAS: ENTRE LOS DECRETOS Y LA PRÁCTICA DE LA CIUDADANÍA EN EL CONTEXTO DE LA DEMOCRACIA BRASILEÑAENSEÑANZA MEDIA INTEGRADA Y LA LUCHA DE LOS TRABAJADORES: DESAFÍOS DE LAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCACIÓN PROFESIONAL índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


ETD Educação Temática Digital

versión On-line ISSN 1676-2592

Resumen

KLAUS, Viviane. ECONOMIA, POLÍTICA E EDUCAÇÃO: A AULA COMO UM ESPAÇO MENOR DE ABERTURA AO MUNDO. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2019, vol.21, n.3, pp.607-625.  Epub 23-Sep-2019. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v21i3.8654689.

A partir de uma breve contextualização do cenário político contemporâneo, que experimenta crescentes movimentos de cunho conservador, este ensaio teórico busca discutir a política em suas diferentes dimensões, indo além da razão de Estado e das funções de governo em suas articulações com a Educação. Para tal, realiza uma contextualização histórica do par economia e política, apoiando-se principalmente no pensamento de Arendt, em duas de suas obras: “A condição humana” (2008) e “O que é política?” (2007). O ensaio ainda aborda as relações entre economia, política e formas de governamento da população - chave importante de análise da sociedade contemporânea e dos desafios que se colocam ao campo educacional. Por fim, a partir do conceito de “menor”, de Deleuze e Guattari, reflete-se sobre a aula como possibilidade de abertura ao mundo, como um espaço democrático, político, de acolhimento às novas gerações e de produção de novas formas de existência.

Palabras clave : Educação; Economia; Política; Democracia; Aula.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )