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ETD Educação Temática Digital

versão On-line ISSN 1676-2592

Resumo

KLAUS, Viviane. ECONOMIA, POLÍTICA E EDUCAÇÃO: A AULA COMO UM ESPAÇO MENOR DE ABERTURA AO MUNDO. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2019, vol.21, n.3, pp.607-625.  Epub 23-Set-2019. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v21i3.8654689.

A partir de uma breve contextualização do cenário político contemporâneo, que experimenta crescentes movimentos de cunho conservador, este ensaio teórico busca discutir a política em suas diferentes dimensões, indo além da razão de Estado e das funções de governo em suas articulações com a Educação. Para tal, realiza uma contextualização histórica do par economia e política, apoiando-se principalmente no pensamento de Arendt, em duas de suas obras: “A condição humana” (2008) e “O que é política?” (2007). O ensaio ainda aborda as relações entre economia, política e formas de governamento da população - chave importante de análise da sociedade contemporânea e dos desafios que se colocam ao campo educacional. Por fim, a partir do conceito de “menor”, de Deleuze e Guattari, reflete-se sobre a aula como possibilidade de abertura ao mundo, como um espaço democrático, político, de acolhimento às novas gerações e de produção de novas formas de existência.

Palavras-chave : Educação; Economia; Política; Democracia; Aula.

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