SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número3ENSEÑANZA MEDIA INTEGRADA Y LA LUCHA DE LOS TRABAJADORES: DESAFÍOS DE LAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCACIÓN PROFESIONALREFLEXIONES SOBRE LOS JUEGOS DIGITALES DESDE LA PERSPECTIVA DE LA SOCIOLOGÍA DE LA INFANCIA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


ETD Educação Temática Digital

versión On-line ISSN 1676-2592

Resumen

FRANCA, Fabiane Freire; COSTA, Maria Luisa Furlan  y  SANTOS, Renata Oliveira dos. AS NOVAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO CONTEXTO EDUCACIONAL DAS POLÍTICAS PÚBLICAS: POSSIBILIDADES DE LUTA E RESISTÊNCIA. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2019, vol.21, n.3, pp.645-661.  Epub 23-Sep-2019. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v21i3.8654687.

O presente artigo tem como objetivo compreender como o uso das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC), na Educação Básica e, sobretudo, na Educação Superior, pode ser constituído como ferramenta de combate e oposição aos retrocessos e políticas que atacam o sistema educacional público brasileiro. Para tanto, apresentamos uma discussão teórica sobre a utilização das tecnologias na educação como forma de resistência. Apresentamos a intersecção dos conceitos educação, novas tecnologias e formação docente como palco de lutas e negociações para a aprovação de determinadas políticas, tendo como base a atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação 9394/96 (LDBEN), o Plano Nacional de Educação (PNE/2014) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Diante desse novo cenário, que se consolida por meio das tecnologias, indagamos, ainda: como podemos utilizar as TDIC para resistir aos constantes ataques contra a educação pública e ao cenário propagador de falsas notícias, favorecido em uma sociedade com avalanches de informações que circulam em nível mundial? Defendemos dois caminhos possíveis para repensar este quadro: 1) investimento em políticas públicas e ações voltadas à formação docente e ao uso das novas tecnologias no ensino; 2) mediação docente com uso das novas tecnologias para apreensão e domínio do conhecimento científico, tendo, como finalidades, compreender e dialogar com informações diversas. Acreditamos que, por meio da educação e o uso crítico das novas tecnologias, é possível contribuir com os dados e informações disseminados pelos meios digitais. Sendo assim, consideramos que é por meio da educação que se pode resistir e lutar por uma educação pública, gratuita e de qualidade.

Palabras clave : Políticas Públicas de Educação; Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação; Resistência.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )