SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número3ENSINO MÉDIO INTEGRADO E A LUTA DOS TRABALHADORES: DESAFIOS DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONALREFLEXÕES SOBRE OS JOGOS DIGITAIS SOB A PERSPECTIVA DA SOCIOLOGIA DA INFÂNCIA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


ETD Educação Temática Digital

versão On-line ISSN 1676-2592

Resumo

FRANCA, Fabiane Freire; COSTA, Maria Luisa Furlan  e  SANTOS, Renata Oliveira dos. AS NOVAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO CONTEXTO EDUCACIONAL DAS POLÍTICAS PÚBLICAS: POSSIBILIDADES DE LUTA E RESISTÊNCIA. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2019, vol.21, n.3, pp.645-661.  Epub 23-Set-2019. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v21i3.8654687.

O presente artigo tem como objetivo compreender como o uso das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC), na Educação Básica e, sobretudo, na Educação Superior, pode ser constituído como ferramenta de combate e oposição aos retrocessos e políticas que atacam o sistema educacional público brasileiro. Para tanto, apresentamos uma discussão teórica sobre a utilização das tecnologias na educação como forma de resistência. Apresentamos a intersecção dos conceitos educação, novas tecnologias e formação docente como palco de lutas e negociações para a aprovação de determinadas políticas, tendo como base a atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação 9394/96 (LDBEN), o Plano Nacional de Educação (PNE/2014) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Diante desse novo cenário, que se consolida por meio das tecnologias, indagamos, ainda: como podemos utilizar as TDIC para resistir aos constantes ataques contra a educação pública e ao cenário propagador de falsas notícias, favorecido em uma sociedade com avalanches de informações que circulam em nível mundial? Defendemos dois caminhos possíveis para repensar este quadro: 1) investimento em políticas públicas e ações voltadas à formação docente e ao uso das novas tecnologias no ensino; 2) mediação docente com uso das novas tecnologias para apreensão e domínio do conhecimento científico, tendo, como finalidades, compreender e dialogar com informações diversas. Acreditamos que, por meio da educação e o uso crítico das novas tecnologias, é possível contribuir com os dados e informações disseminados pelos meios digitais. Sendo assim, consideramos que é por meio da educação que se pode resistir e lutar por uma educação pública, gratuita e de qualidade.

Palavras-chave : Políticas Públicas de Educação; Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação; Resistência.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )