SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número3AS NOVAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO CONTEXTO EDUCACIONAL DAS POLÍTICAS PÚBLICAS: POSSIBILIDADES DE LUTA E RESISTÊNCIAVERDADES EDUCACIONAIS NO BRASIL E NA ESPANHA: TENSIONAMENTOS AMBIENTAIS SOB ANÁLISE índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


ETD Educação Temática Digital

versão On-line ISSN 1676-2592

Resumo

ALBUQUERQUE  e  KERN, Caroline. REFLEXÕES SOBRE OS JOGOS DIGITAIS SOB A PERSPECTIVA DA SOCIOLOGIA DA INFÂNCIA. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2019, vol.21, n.3, pp.662-673.  Epub 23-Set-2019. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v21i3.8649928.

Os jogos digitais são objetos relativamente novos na história das infâncias e podem ser compreendidos através de diversos olhares. Neste artigo, levantamos quatro reflexões sobre os jogos digitais e crianças a partir de uma visão alinhada com a sociologia da infância. A primeira diz respeito ao estigma que recai sobre os jogos digitais por sua associação com o universo infantil por meio de uma visão adultocêntrica. A segunda descreve os jogos digitais como molduras para o brincar, consequentemente influenciadoras das formas com as quais as crianças aprendem e se inserem no universo cultural mais amplo. Discutimos, nesse contexto, não apenas as possibilidades dos jogos digitais influenciarem as crianças, mas também de contestarem e reconstruírem seus significados, interagindo ativamente com esses elementos culturais. A terceira problematiza a noção de geração game, destacando a heterogeneidade das gerações. A quarta ressalta a importância dos estudos acadêmicos escutarem mais as vozes das crianças ao se discutir as relações dos jogos digitais com as infâncias. As reflexões do texto têm o objetivo de enriquecer as discussões tanto nos campos de estudo dos jogos digitais quanto no das infâncias, levantando aspectos que merecem ser pensados com mais profundidade e problematizando o papel do adulto nas relações das crianças com os jogos digitais.

Palavras-chave : Jogos digitais; Sociologia da infância; Brincar; Criança; Adultocentrismo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )