SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue3REFLECTIONS ON DIGITAL GAMES FROM THE PERSPECTIVE OF SOCIOLOGY OF CHILDHOODPEDAGOGICAL HETEROTOPIA AS WAYS TO SHOW THE PARTICULARITIES OF THE DEAF PERSONS IN EDUCATION author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


ETD Educação Temática Digital

On-line version ISSN 1676-2592

Abstract

HENNING, Paula Corrêa. VERDADES EDUCACIONAIS NO BRASIL E NA ESPANHA: TENSIONAMENTOS AMBIENTAIS SOB ANÁLISE. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2019, vol.21, n.3, pp.674-694.  Epub Sep 23, 2019. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v21i1.8651555.

O presente artigo tem como propósito analisar dois acontecimentos discursivos da história da Educação Ambiental (EA) no Brasil e na Espanha. Toma-se como corpus analítico do estudo os ordenamentos jurídicos a respeito da Educação em ambos os países e os atravessamentos de definições estabelecidas por eventos e documentos internacionais sobre a educação destinada as preocupações ambientais. O primeiro acontecimento refere-se a presença da interdisciplinar nos espaços escolares; o segundo trata-se da configuração daquilo que a UNESCO institui como um desdobramento da EA no cenário atual, a Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS). A partir da problematização acerca do conceito de verdade e da governamentalidade neoliberal, o texto assume os estudos pós-estruturalistas, especialmente a partir de Friedrich Nietzsche e Michel Foucault. É tensionando os valores de verdade que essas construções carregam que o exercício da crítica radical proposta por Foucault possa ser, minimamente, operado por nós.

Keywords : Educação Ambiental; Interdisciplinaridade; Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS).

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )