SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número3VERDADES EDUCACIONAIS NO BRASIL E NA ESPANHA: TENSIONAMENTOS AMBIENTAIS SOB ANÁLISEINVESTIGANDO OS OBSTÁCULOS DA APRENDIZAGEM DE GENÉTICA BÁSICA EM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


ETD Educação Temática Digital

versão On-line ISSN 1676-2592

Resumo

ALMEIDA, Júlia Caroline de Araújo  e  MARTINSA REGINA DE OLIVEIRA. HETEROTOPIA PEDAGÓGICA COMO LUGAR DE APARIÇÃO DAS SINGULARIDADES SURDAS NA EDUCAÇÃO. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2019, vol.21, n.3, pp.695-717.  Epub 23-Set-2019. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v21i3.8652122.

Introdução:

A partir do conceito de heterotopia cunhado por Michel Foucault e pela configuração de novos campos de saber na educação de pessoas surdas, com a emergência da perspectiva cultural, o presente artigo objetiva analisar práticas pedagógicas de professoras bilíngues atuantes em salas multisseriadas que tem a Libras (Língua Brasileira de Sinais) como língua de instrução, em escolas inclusivas, localizadas em dois municípios do estado de São Paulo. Justifica-se a pesquisa pelas novas configurações de perspectivas educacionais bilíngues para surdos, e ainda, pelas críticas dirigidas pelos surdos à proposta inclusiva, quando não se atenta às especificidades linguísticas e culturais desses sujeitos.

Método:

Tratou-se de uma pesquisa qualitativa com propostas investigativas do cotidiano escolar. Optamos pela descrição e análise de uma cena de uma das salas multisseriadas bilíngue inclusiva de surdos investigada.

Resultados:

As salas bilíngues mostraram-se como espaço de resistência surda a partir da ação militante de educadores bilíngues.

Conclusão:

O artigo, portanto, pretende contribuir com educadores que também atuam com alunos surdos, resistem constantemente e buscam ressignificar suas práticas considerando sempre as singularidades de seus alunos no processo educativo.

Palavras-chave : Educação de surdos; Heterotopia; Instrução em Libras.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )