SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue3RESEARCHING THE OBSTACLES OF BASIC GENETICS LEARNING IN MIDDLE SCHOOL STUDENTSTHE OFFER OF PHYSICAL EDUCATION TEACHER TRAINING ON DISTANCE LEARNING IN BRAZIL author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


ETD Educação Temática Digital

On-line version ISSN 1676-2592

Abstract

PAIXAO, Alexandro Henrique  and  TREVISAN, Anderson Ricardo. CINEMA EDUCATIVO EM CENA: RAYMOND WILLIAMS, ANÁLISE FÍLMICA E PRODUÇÃO DE UM SABER. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2019, vol.21, n.3, pp.738-759.  Epub Sep 23, 2019. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v21i3.8652292.

Neste artigo discutiremos o papel do cinema como ferramenta educativa na perspectiva do autor galês Raymond Williams (1921-1988). Mais conhecido por ser um dos precursores dos chamados Estudos Culturais e pelos estudos envolvendo literatura ou teatro, Williams teve também uma significativa produção intelectual relacionada ao cinema e à educação, tanto em termos práticos, com seus tutorais sobre cinema na educação de adultos ou em projetos propriamente cinematográficos (nesse caso, junto ao diretor inglês Michael Orrom), quanto em termos teóricos, em que defende a necessidade da construção de uma nova crítica fílmica. Aqui serão abordados ambos os aspectos, finalizando com a análise que o autor faz de Morangos silvestres (Ingmar Bergman, 1957), na qual apresenta um exemplo dessa crítica. Dentro disso, pretende-se apontar a relevância de Williams na discussão sobre as relações entre cinema e educação, algo pouco investigado sobre esse importante intérprete de cultura e sociedade.

Keywords : Raymond Williams; Cinema educativo; Crítica fílmica; Educação de adultos; Tutorial.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )