SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número3INVESTIGANDO LOS OBSTÁCULOS DEL APRENDIZAJE DE GENÉTICA BÁSICA EN ALUMNOS DE LA ENSEÑANZA MEDIALA OFERTA DE FORMACIÓN DE PROFESORES EN EDUCACIÓN FÍSICA EN LA MODALIDAD DE EDUCACIÓN A DISTANCIA EN BRASIL índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


ETD Educação Temática Digital

versión On-line ISSN 1676-2592

Resumen

PAIXAO, Alexandro Henrique  y  TREVISAN, Anderson Ricardo. CINEMA EDUCATIVO EM CENA: RAYMOND WILLIAMS, ANÁLISE FÍLMICA E PRODUÇÃO DE UM SABER. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2019, vol.21, n.3, pp.738-759.  Epub 23-Sep-2019. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v21i3.8652292.

Neste artigo discutiremos o papel do cinema como ferramenta educativa na perspectiva do autor galês Raymond Williams (1921-1988). Mais conhecido por ser um dos precursores dos chamados Estudos Culturais e pelos estudos envolvendo literatura ou teatro, Williams teve também uma significativa produção intelectual relacionada ao cinema e à educação, tanto em termos práticos, com seus tutorais sobre cinema na educação de adultos ou em projetos propriamente cinematográficos (nesse caso, junto ao diretor inglês Michael Orrom), quanto em termos teóricos, em que defende a necessidade da construção de uma nova crítica fílmica. Aqui serão abordados ambos os aspectos, finalizando com a análise que o autor faz de Morangos silvestres (Ingmar Bergman, 1957), na qual apresenta um exemplo dessa crítica. Dentro disso, pretende-se apontar a relevância de Williams na discussão sobre as relações entre cinema e educação, algo pouco investigado sobre esse importante intérprete de cultura e sociedade.

Palabras clave : Raymond Williams; Cinema educativo; Crítica fílmica; Educação de adultos; Tutorial.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )