SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número3INVESTIGANDO OS OBSTÁCULOS DA APRENDIZAGEM DE GENÉTICA BÁSICA EM ALUNOS DO ENSINO MÉDIOA OFERTA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO FÍSICA NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO BRASIL índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


ETD Educação Temática Digital

versão On-line ISSN 1676-2592

Resumo

PAIXAO, Alexandro Henrique  e  TREVISAN, Anderson Ricardo. CINEMA EDUCATIVO EM CENA: RAYMOND WILLIAMS, ANÁLISE FÍLMICA E PRODUÇÃO DE UM SABER. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2019, vol.21, n.3, pp.738-759.  Epub 23-Set-2019. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v21i3.8652292.

Neste artigo discutiremos o papel do cinema como ferramenta educativa na perspectiva do autor galês Raymond Williams (1921-1988). Mais conhecido por ser um dos precursores dos chamados Estudos Culturais e pelos estudos envolvendo literatura ou teatro, Williams teve também uma significativa produção intelectual relacionada ao cinema e à educação, tanto em termos práticos, com seus tutorais sobre cinema na educação de adultos ou em projetos propriamente cinematográficos (nesse caso, junto ao diretor inglês Michael Orrom), quanto em termos teóricos, em que defende a necessidade da construção de uma nova crítica fílmica. Aqui serão abordados ambos os aspectos, finalizando com a análise que o autor faz de Morangos silvestres (Ingmar Bergman, 1957), na qual apresenta um exemplo dessa crítica. Dentro disso, pretende-se apontar a relevância de Williams na discussão sobre as relações entre cinema e educação, algo pouco investigado sobre esse importante intérprete de cultura e sociedade.

Palavras-chave : Raymond Williams; Cinema educativo; Crítica fílmica; Educação de adultos; Tutorial.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )