SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número3A OFERTA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO FÍSICA NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO BRASILO CUIDADO DE SI COMO EXPERIÊNCIA DO PENSAMENTO: UMA REFLEXÃO A PARTIR DE UM ESPAÇO INFORMAL DE EDUCAÇÃO índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


ETD Educação Temática Digital

versão On-line ISSN 1676-2592

Resumo

VALLETTA, Débora  e  BASSO, Marcus. A UBIQUIDADE DOS GAMES NO ENSINO DA MATEMÁTICA. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2019, vol.21, n.3, pp.782-796.  Epub 23-Set-2019. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v21i3.8652109.

As tecnologias móveis provocaram mudanças no comportamento e nos hábitos de crianças, jovens e adultos e, isso se deve ao contexto da ubiquidade. Este trabalho relata uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório, desenvolvida a partir de um estudo de caso em uma escola privada no sul do Brasil que utiliza tecnologias móveis [tablets] em suas atividades pedagógicas. O artigo discute o jogo e o seu papel lúdico na aprendizagem dos estudantes sob a perspectiva histórica; os objetivos das atividades educativas, que foram elencados para auxiliar no desenvolvimento da aprendizagem, apoiados nos recursos didáticos tecnológicos, os Apps; as tessituras de alguns dos games da área de Matemática, utilizados entre 2014 e 2015, e, por fim, a organização dos artefatos nos espaços da escola.

Palavras-chave : Ubiquidade na educação; Organização do espaço escolar; Jogos educacionais; Educação Matemática.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )