SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue3THE UBIQUITY OF GAMES IN THE TEACHING OF MATHEMATICSEDUCATIONAL PRACTICES IN THE CONTEXT OF THE PEDAGOGY OF ALTERNATION: A TRAINING EXPERIENCE WITH FIELD TEACHERS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


ETD Educação Temática Digital

On-line version ISSN 1676-2592

Abstract

GELAMO, Rodrigo Pelloso; ALELUIA, José Roberto Sanábria  and  ROSA, Álvaro Matheus Valim. O CUIDADO DE SI COMO EXPERIÊNCIA DO PENSAMENTO: UMA REFLEXÃO A PARTIR DE UM ESPAÇO INFORMAL DE EDUCAÇÃO. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2019, vol.21, n.3, pp.797-817.  Epub Sep 23, 2019. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v21i3.8652382.

O presente artigo visa a refletir sobre as atividades teóricas e práticas elaboradas no projeto “Transmissão de conhecimento ou experiência no ensino da Filosofia: limites e possibilidades”. O projeto teve por objetivo articular saberes acadêmicos e cotidianos, a fim de satisfazer demandas e necessidades que contemplassem a realidade dos educadores, educandos e estagiários envolvidos no processo de desenvolvimento das atividades propostas. Especificamente, o projeto almejava proporcionar experiências filosóficas, sem se amparar nas metodologias ou didáticas que justificassem a tradicional estrutura de transmissão de conteúdos. Partimos da concepção de que era possível romper com a lógica explicadora da figura do professor, que produz ensinamentos condicionados e justifica, portanto, nossa escolha por um espaço informal. Isso nos levou a fundamentar nossas vivências fora do espaço acadêmico nas noções de cuidado de si e do outro, de Michel Foucault, presença e poética da transmissão, de Fernando Bárcena, e lógica explicadora, de Jacques Rancière.

Keywords : Cuidado de Si; Biopolítica; Ensino de filosofia; Esclarecimento.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )