ETD Educação Temática Digital
On-line version ISSN 1676-2592
Abstract
GONCALVES, Michele Fernandes and GOMES, Marina Lopes e. POR ENTRE CÉU E DUNAS, MONTANHAS E MAR: FRAGMENTOS DE PESQUISA E ESCRITA EM EDUCAÇÃO. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2019, vol.21, n.4, pp.857-870. Epub Apr 29, 2021. ISSN 1676-2592. https://doi.org/10.20396/etd.v21i4.8654811.
O que pode o encontro entre fragmentos de pesquisa? O que pode uma escrita-fragmento, feita a muitas mãos, no dizer com esse encontro? Direcionadas por essas indagações e pela vontade de criar, naquilo que comumente denominamos Educação, planos assimétricos nos quais a pesquisa e a escrita possam forjar novas superfícies, novos poros que extravasem outras maneiras de fazer, propomos, neste trabalho, traçar linhas de pensamento e movimento em fluxo, as quais permitam, pela produção da diferença, desconstruir os modelos hegemônicos impostos ao pesquisar e escrever acadêmicos. Ao sugerir e acionar uma escrita fragmentária, ou uma quase-escrita, articulando, de maneiras impensadas, matizes díspares de trabalho na promoção de encontros (im)prováveis, nossa intenção é alargar o campo do possível que se traça entre o pesquisar, o escrever e o viver, fazendo-os coincidir por aquilo que difere, pela escuta de seus ecos e pelo tatear de um estar junto desconhecido. Um movimento sempre incerto e errante, mas também sempre potente porque nunca dado, de (re)habitar, no silêncio e na palavra, no tocar da montanha o céu e no beijar das dunas o mar, a existência.
Keywords : Escrever; Pesquisar; Educação; Fragmentação; Encontro.