SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue4IN-BETWEEN SKY AND SAND DUNES, HILLS AND SEAS: FRAGMENTS ON EDUCATION RESEARCH AND WRITINGWHO STILL LAUGHS AT THE BLACK, EFFEMINATED, POOR ‘BICHA’? FUNK, RECOGNITION AND LGBT RIGHTS IN TIMES OF MORAL PANIC author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


ETD Educação Temática Digital

On-line version ISSN 1676-2592

Abstract

PEREIRA, Laís de Paula  and  SAMPAIO, Shaula Maíra Vicentini de. FRAGMENTOS DE UMA QUASE-EDUCAÇÃO-AMBIENTAL: EXPERIMENTAÇÕES DE UM DEVIR-CAIÇARA. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2019, vol.21, n.4, pp.871-888.  Epub Apr 29, 2021. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v21i4.8654807.

Ser ou não ser, eis o que não se fará questão. Numa tentativa de desatar nós, soltar-nos dos clichês, das díades e do estereótipo para encontrar o que está ‘entre’, este texto busca abrir brechas para pensarmos a vida caiçara sob a perspectiva do seu não-acabamento e da sua potencialidade vital, o que chamamos de ‘devir-caiçara’. Comumente as histórias narradas sobre os caiçaras os atrelam a tradição e a um ‘lugar’, margeado por fronteiras que delimitam o que ‘deve’ estar ‘dentro’ e o que ‘deve’ estar ‘fora’ da sua cultura, bem como o que ‘devem fazer’ e o que ‘não devem fazer’. Neste percurso, apostamos no que estamos chamando de “quase-educação-ambiental” para nos referirmos às experimentações e aos processos de produção de realidades com fotografias e narrativas que remetem a lembranças e esquecimentos foto-não-grafados, não ‘representando’ histórias, realidades dadas e paradas, mas nos ‘apresentando possibilidades’ de realidades outras, diferentes, estranhas e desconhecidas. Registros de passagens e passageiros que, muitas vezes, já não são, já não estão, não vemos ou não querem se mostrar. Fotografias e narrativas feitas em encontros e desencontros, no imprevisto e no previsto. Logo, ora através de palavras ora de imagens, este texto narra os deslocamentos e as invenções que se deram em campo, para que conheçamos os caiçaras não a partir do que são (ou já foram), mas da potência do que está em devir.

Keywords : Caiçara; Cartografia; Fotografias; Narrativas; Educação ambiental.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )