SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número4POR ENTRE CÉU E DUNAS, MONTANHAS E MAR: FRAGMENTOS DE PESQUISA E ESCRITA EM EDUCAÇÃOQUEM AINDA RI DA BICHA PRETA, EFEMINADA E POBRE? FUNK, (RE)CONHECIMENTO E DIREITOS LGBT EM TEMPOS DE PÂNICO MORAL índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


ETD Educação Temática Digital

versão On-line ISSN 1676-2592

Resumo

PEREIRA, Laís de Paula  e  SAMPAIO, Shaula Maíra Vicentini de. FRAGMENTOS DE UMA QUASE-EDUCAÇÃO-AMBIENTAL: EXPERIMENTAÇÕES DE UM DEVIR-CAIÇARA. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2019, vol.21, n.4, pp.871-888.  Epub 29-Abr-2021. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v21i4.8654807.

Ser ou não ser, eis o que não se fará questão. Numa tentativa de desatar nós, soltar-nos dos clichês, das díades e do estereótipo para encontrar o que está ‘entre’, este texto busca abrir brechas para pensarmos a vida caiçara sob a perspectiva do seu não-acabamento e da sua potencialidade vital, o que chamamos de ‘devir-caiçara’. Comumente as histórias narradas sobre os caiçaras os atrelam a tradição e a um ‘lugar’, margeado por fronteiras que delimitam o que ‘deve’ estar ‘dentro’ e o que ‘deve’ estar ‘fora’ da sua cultura, bem como o que ‘devem fazer’ e o que ‘não devem fazer’. Neste percurso, apostamos no que estamos chamando de “quase-educação-ambiental” para nos referirmos às experimentações e aos processos de produção de realidades com fotografias e narrativas que remetem a lembranças e esquecimentos foto-não-grafados, não ‘representando’ histórias, realidades dadas e paradas, mas nos ‘apresentando possibilidades’ de realidades outras, diferentes, estranhas e desconhecidas. Registros de passagens e passageiros que, muitas vezes, já não são, já não estão, não vemos ou não querem se mostrar. Fotografias e narrativas feitas em encontros e desencontros, no imprevisto e no previsto. Logo, ora através de palavras ora de imagens, este texto narra os deslocamentos e as invenções que se deram em campo, para que conheçamos os caiçaras não a partir do que são (ou já foram), mas da potência do que está em devir.

Palavras-chave : Caiçara; Cartografia; Fotografias; Narrativas; Educação ambiental.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )