SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue4WHO STILL LAUGHS AT THE BLACK, EFFEMINATED, POOR ‘BICHA’? FUNK, RECOGNITION AND LGBT RIGHTS IN TIMES OF MORAL PANICRED SHADES, RHYTHMS AND BIOLOGY: SONORITIES BREAK WITH THE EXPECTED IN THE UNIQUENESS OF BEING A WOMAN author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


ETD Educação Temática Digital

On-line version ISSN 1676-2592

Abstract

LEITE, Amanda Maurício Pereira. SPENCER TUNICK: FOTOGRAFIA, ARTE CONTEMPORÂNEA E EDUCAÇÃO. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2019, vol.21, n.4, pp.908-925.  Epub Apr 29, 2021. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v21i4.8654813.

O texto apresenta a produção fotográfica de Spencer Tunick, fotógrafo estadunidense. Sugere reflexões sobre Fotografia, Arte Contemporânea e Educação nas interfaces com obras de Roland Barhtes (A Câmara Clara, 1984) e Jacques Rancière (O espectador emancipado, 2012). As imagens estabelecem jogos entre as coisas expostas e o olhar do espectador. A carne humana é alinhada, colocada em pose e modelada a partir de uma visão - a do fotógrafo. Estamos diante de imagens provocantes. Entre proximidades e distanciamentos feitos pelo espectador, existem oposições e equivalências. Ao tomar a fotografia como arte e como aposta educativa, estamos suscetíveis ao artificial, ao fabricado, à eventualidade, ao impreciso, ao hipotético; ao improvável. Quiçá estejamos também diante de apostas educativas mais experimentais, que se concentrem em ver e pensar a fotografia por vias mais livres e menos escolarizantes.

Keywords : Spencer Tunick; Fotografia; Arte Contemporânea.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )