SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número4¿QUIÉN TODAVÍA SE RÍE DE LA ‘BICHA’ NEGRA, AFEMINADA Y POBRE? FUNK, (RE)CONOCIMIENTO Y DERECHOS LGBT EN TIEMPOS DE PÁNICO MORALROJOS RITMOS EN BIOLOGÍAS: SONORIDADES DE RUPTURA CON LO ESPERADO EN LA SINGULARIDAD DE VIVIR MUJER índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


ETD Educação Temática Digital

versión On-line ISSN 1676-2592

Resumen

LEITE, Amanda Maurício Pereira. SPENCER TUNICK: FOTOGRAFIA, ARTE CONTEMPORÂNEA E EDUCAÇÃO. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2019, vol.21, n.4, pp.908-925.  Epub 29-Abr-2021. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v21i4.8654813.

O texto apresenta a produção fotográfica de Spencer Tunick, fotógrafo estadunidense. Sugere reflexões sobre Fotografia, Arte Contemporânea e Educação nas interfaces com obras de Roland Barhtes (A Câmara Clara, 1984) e Jacques Rancière (O espectador emancipado, 2012). As imagens estabelecem jogos entre as coisas expostas e o olhar do espectador. A carne humana é alinhada, colocada em pose e modelada a partir de uma visão - a do fotógrafo. Estamos diante de imagens provocantes. Entre proximidades e distanciamentos feitos pelo espectador, existem oposições e equivalências. Ao tomar a fotografia como arte e como aposta educativa, estamos suscetíveis ao artificial, ao fabricado, à eventualidade, ao impreciso, ao hipotético; ao improvável. Quiçá estejamos também diante de apostas educativas mais experimentais, que se concentrem em ver e pensar a fotografia por vias mais livres e menos escolarizantes.

Palabras clave : Spencer Tunick; Fotografia; Arte Contemporânea.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )