SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número4QUEM AINDA RI DA BICHA PRETA, EFEMINADA E POBRE? FUNK, (RE)CONHECIMENTO E DIREITOS LGBT EM TEMPOS DE PÂNICO MORALVERMELHOS RITMOS E(M) BIOLOGIAS: SONORIDADES DE RUPTURA COM O ESPERADO NA SINGULARIDADE DE VIVER MULHER índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


ETD Educação Temática Digital

versão On-line ISSN 1676-2592

Resumo

LEITE, Amanda Maurício Pereira. SPENCER TUNICK: FOTOGRAFIA, ARTE CONTEMPORÂNEA E EDUCAÇÃO. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2019, vol.21, n.4, pp.908-925.  Epub 29-Abr-2021. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v21i4.8654813.

O texto apresenta a produção fotográfica de Spencer Tunick, fotógrafo estadunidense. Sugere reflexões sobre Fotografia, Arte Contemporânea e Educação nas interfaces com obras de Roland Barhtes (A Câmara Clara, 1984) e Jacques Rancière (O espectador emancipado, 2012). As imagens estabelecem jogos entre as coisas expostas e o olhar do espectador. A carne humana é alinhada, colocada em pose e modelada a partir de uma visão - a do fotógrafo. Estamos diante de imagens provocantes. Entre proximidades e distanciamentos feitos pelo espectador, existem oposições e equivalências. Ao tomar a fotografia como arte e como aposta educativa, estamos suscetíveis ao artificial, ao fabricado, à eventualidade, ao impreciso, ao hipotético; ao improvável. Quiçá estejamos também diante de apostas educativas mais experimentais, que se concentrem em ver e pensar a fotografia por vias mais livres e menos escolarizantes.

Palavras-chave : Spencer Tunick; Fotografia; Arte Contemporânea.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )