SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número4SPENCER TUNICK: FOTOGRAFIA, ARTE CONTEMPORÂNEA E EDUCAÇÃOCOMPETÊNCIA DIGITAL DE IDOSOS: MAPEAMENTO E AVALIAÇÃO índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


ETD Educação Temática Digital

versão On-line ISSN 1676-2592

Resumo

ANDRADE, Elenise Cristina Pires de  e  CARVALHO, Daniela Franco. VERMELHOS RITMOS E(M) BIOLOGIAS: SONORIDADES DE RUPTURA COM O ESPERADO NA SINGULARIDADE DE VIVER MULHER. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2019, vol.21, n.4, pp.926-940.  Epub 29-Abr-2021. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v21i4.8654805.

E se não houver espera, já que o tempo em re-existência não para e não passa? Abrir mão do tempo e(m) experimentações com imagens, esculturas, células, fluídos a perfurar um esperado, deixando-nos verter em vermelhos vivos junto às obras de Tunga e Cildo Meireles. Retirar da vida, do corpo, da resistência, a necessidade de um tempo ‘vivido’, de precisões conceituais biológicas, e vazar pelas bordas de um vermelho arrastado por signos da arte. Mulheres (s)em educação a des-afiar as estrias no tempo, e, com elas, abandonar as certezas e explicações rumo a uma experiência estética. Vontade de perder uma forma humana, orgânica, que busca organizar corpos e pensamentos e convidar, para essa resistência, desejos e forças criativas na produção daquilo que se quebra, daquilo que é efêmero, e que gera pulsos. Devir. Pulsar desde o meio da terra, da rua, da universidade, da sala de aula, do conhecimento dos museus, das artes… Arte-vida-bio que arrasta um logos para ritmos-gestos caóticos em um tempo mutante produzido na singularidade. Pois somos o tempo. Os pulsos de uma vida (s)em educação.

Palavras-chave : Gênero; Educação; Arte; Biologia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )