SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número4COMPETÊNCIA DIGITAL DE IDOSOS: MAPEAMENTO E AVALIAÇÃOTEORIA E PRÁTICA NA DOCÊNCIA NOS ANOS INICIAIS: DIMENSÕES (IN)DISSOCIÁVEIS? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


ETD Educação Temática Digital

versão On-line ISSN 1676-2592

Resumo

SENGIK, Aline Sberse; TIMM, Jordana Wruck  e  STOBAUS, Claus Dieter. ESTÁGIO DOCENTE COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2019, vol.21, n.4, pp.979-993.  Epub 29-Abr-2021. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v21i4.8652391.

Este artigo busca refletir sobre a relevância do estágio docente na formação de professores, durante a realização de um Curso de Formação Pedagógica ou de Mestrado/Doutorado. Nesse sentido, acredita-se que a prática realizada em sala de aula, pelo profissional estagiário pode e deve ser melhor instrumentalizado pedagogicamente. Faz-se uma análise baseada nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica (BRASIL, 2002), sendo adotado para o referencial teórico, entre outros, Freire (2009), Nóvoa (1995), Palombini (2004), Pimenta; Lima (2005/2006), Ramirez; Stobäus (2010), Tardif; Lessard (2005), Veiga (2010). Trata-se de uma reflexão teórico-prática sobre a experiência de estágio docente realizado para a disciplina de “Estágio Supervisionado II”, ao término do Programa Especial de Formação Pedagógica da Universidade de Caxias do Sul. O estudo teve como foco as análises das interações vivenciadas entre a professora e os alunos e analisou-se as possíveis resistências e entraves que essas relações ocasionam em sala de aula. Assim, possibilita comentar que o estágio é fundamental para a preparação do futuro professor, enquanto prática pedagógica, à medida que permite lidar com (im)previsibilidades, que envolvem o trabalho docente e que integra as teorias com as práticas; repensando, reavaliando e ressignificando suas ações em sala de aula, permitindo (re)conhecer realidades escolares, intervir, (re)avaliar (resultados pessoais e profissionais), possibilitando a esse futuro profissional uma maior flexibilidade perante as diversas demandas que resultam do trabalho docente.

Palavras-chave : Estágio; Docência; Prática pedagógica; Educação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )