SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue4TEACHER’S STAGE AS TEACHING PRACTICEVOICES FROM SILICON VALLEY EXPOSE THE POLARIZATION OF KNOWLEDGE IN THE INFORMATION AGE author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


ETD Educação Temática Digital

On-line version ISSN 1676-2592

Abstract

PACHALSKI, Lissa  and  NORNBERG, Marta. TEORIA E PRÁTICA NA DOCÊNCIA NOS ANOS INICIAIS: DIMENSÕES (IN)DISSOCIÁVEIS?. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2019, vol.21, n.4, pp.994-1012.  Epub Apr 29, 2021. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v21i4.8653271.

Este artigo problematiza o discurso que dicotomiza a relação teoria e prática na profissão docente. Analisa um diário de registros de estágio nos anos iniciais a partir dos conceitos de conhecimento do conteúdo e conhecimento pedagógico do conteúdo, balizadores da argumentação. Argumenta em torno da possível e necessária dissolução da divisão e consequente hierarquização entre teoria e prática no exercício da profissão docente. Sustenta a teoria e a prática como dimensões relacionadas e indissociáveis da docência e da ação pedagógica.

Keywords : Base de conhecimentos para o ensino; Conhecimento pedagógico do conteúdo; Teoria e prática; Docência nos anos iniciais; Estágio.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )