SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número4PRÁCTICA DOCENTE COMO PRÁCTICA PEDAGÓGICAVOCES DEL VALLE DEL SILICIO EXPONEN LA POLARIZACIÓN DEL CONOCIMIENTO EN LA ERA DE LA INFORMACIÓN índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


ETD Educação Temática Digital

versión On-line ISSN 1676-2592

Resumen

PACHALSKI, Lissa  y  NORNBERG, Marta. TEORIA E PRÁTICA NA DOCÊNCIA NOS ANOS INICIAIS: DIMENSÕES (IN)DISSOCIÁVEIS?. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2019, vol.21, n.4, pp.994-1012.  Epub 29-Abr-2021. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v21i4.8653271.

Este artigo problematiza o discurso que dicotomiza a relação teoria e prática na profissão docente. Analisa um diário de registros de estágio nos anos iniciais a partir dos conceitos de conhecimento do conteúdo e conhecimento pedagógico do conteúdo, balizadores da argumentação. Argumenta em torno da possível e necessária dissolução da divisão e consequente hierarquização entre teoria e prática no exercício da profissão docente. Sustenta a teoria e a prática como dimensões relacionadas e indissociáveis da docência e da ação pedagógica.

Palabras clave : Base de conhecimentos para o ensino; Conhecimento pedagógico do conteúdo; Teoria e prática; Docência nos anos iniciais; Estágio.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )