SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número4ESTÁGIO DOCENTE COMO PRÁTICA PEDAGÓGICAVOZES DO VALE DO SILÍCIO EXPÕEM A POLARIZAÇÃO DO CONHECIMENTO NA ERA DA INFORMAÇÃO índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


ETD Educação Temática Digital

versão On-line ISSN 1676-2592

Resumo

PACHALSKI, Lissa  e  NORNBERG, Marta. TEORIA E PRÁTICA NA DOCÊNCIA NOS ANOS INICIAIS: DIMENSÕES (IN)DISSOCIÁVEIS?. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2019, vol.21, n.4, pp.994-1012.  Epub 29-Abr-2021. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v21i4.8653271.

Este artigo problematiza o discurso que dicotomiza a relação teoria e prática na profissão docente. Analisa um diário de registros de estágio nos anos iniciais a partir dos conceitos de conhecimento do conteúdo e conhecimento pedagógico do conteúdo, balizadores da argumentação. Argumenta em torno da possível e necessária dissolução da divisão e consequente hierarquização entre teoria e prática no exercício da profissão docente. Sustenta a teoria e a prática como dimensões relacionadas e indissociáveis da docência e da ação pedagógica.

Palavras-chave : Base de conhecimentos para o ensino; Conhecimento pedagógico do conteúdo; Teoria e prática; Docência nos anos iniciais; Estágio.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )