Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
ETD Educação Temática Digital
versão On-line ISSN 1676-2592
Resumo
PACHALSKI, Lissa e NORNBERG, Marta. TEORIA E PRÁTICA NA DOCÊNCIA NOS ANOS INICIAIS: DIMENSÕES (IN)DISSOCIÁVEIS?. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2019, vol.21, n.4, pp.994-1012. Epub 29-Abr-2021. ISSN 1676-2592. https://doi.org/10.20396/etd.v21i4.8653271.
Este artigo problematiza o discurso que dicotomiza a relação teoria e prática na profissão docente. Analisa um diário de registros de estágio nos anos iniciais a partir dos conceitos de conhecimento do conteúdo e conhecimento pedagógico do conteúdo, balizadores da argumentação. Argumenta em torno da possível e necessária dissolução da divisão e consequente hierarquização entre teoria e prática no exercício da profissão docente. Sustenta a teoria e a prática como dimensões relacionadas e indissociáveis da docência e da ação pedagógica.
Palavras-chave : Base de conhecimentos para o ensino; Conhecimento pedagógico do conteúdo; Teoria e prática; Docência nos anos iniciais; Estágio.