SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue4THEORY AND PRACTICE ON TEACHING IN ELEMENTARY SCHOOL: (IN)SEPARABLE DIMENSIONS?HETEROTOPIAS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


ETD Educação Temática Digital

On-line version ISSN 1676-2592

Abstract

MARQUES, Rodrigo Moreno  and  PINHEIRO, Marta Macedo Kerr. VOZES DO VALE DO SILÍCIO EXPÕEM A POLARIZAÇÃO DO CONHECIMENTO NA ERA DA INFORMAÇÃO. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2019, vol.21, n.4, pp.960-978.  Epub Apr 29, 2021. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v21i4.8652898.

O artigo está inserido em uma agenda de pesquisa que adota as lentes da Economia Política para discutir a seguinte questão: qual é o papel da informação e do conhecimento nas dinâmicas socioeconômicas do século XXI? Primeiramente, o artigo confronta duas perspectivas teóricas diferentes, a saber, as abordagens do capitalismo cognitivo e da polarização do conhecimento. Dada a falta de acordo entre essas interpretações, o artigo também apresenta alguns resultados de uma investigação empírica conduzida no Vale do Silício (Califórnia), onde entrevistas semiestruturadas com representantes dos trabalhadores locais foram empregadas como instrumento de investigação. As vozes daqueles que vivem a realidade representada pelas teorias expõem algumas contradições no sistema de educação local, onde o fenômeno da polarização do conhecimento expande desigualdades socioeconômicas.

Keywords : Polarização do conhecimento; Vale do Silício; Educação; Capitalismo cognitivo.

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · English ( pdf )