SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número4TEORÍA Y PRÁCTICA EN LA DOCENCIA EN LOS AÑOS INICIALES: ¿DIMENSIONES (IN)DISOCABLES?HETEROTOPÍAS índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


ETD Educação Temática Digital

versión On-line ISSN 1676-2592

Resumen

MARQUES, Rodrigo Moreno  y  PINHEIRO, Marta Macedo Kerr. VOZES DO VALE DO SILÍCIO EXPÕEM A POLARIZAÇÃO DO CONHECIMENTO NA ERA DA INFORMAÇÃO. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2019, vol.21, n.4, pp.960-978.  Epub 29-Abr-2021. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v21i4.8652898.

O artigo está inserido em uma agenda de pesquisa que adota as lentes da Economia Política para discutir a seguinte questão: qual é o papel da informação e do conhecimento nas dinâmicas socioeconômicas do século XXI? Primeiramente, o artigo confronta duas perspectivas teóricas diferentes, a saber, as abordagens do capitalismo cognitivo e da polarização do conhecimento. Dada a falta de acordo entre essas interpretações, o artigo também apresenta alguns resultados de uma investigação empírica conduzida no Vale do Silício (Califórnia), onde entrevistas semiestruturadas com representantes dos trabalhadores locais foram empregadas como instrumento de investigação. As vozes daqueles que vivem a realidade representada pelas teorias expõem algumas contradições no sistema de educação local, onde o fenômeno da polarização do conhecimento expande desigualdades socioeconômicas.

Palabras clave : Polarização do conhecimento; Vale do Silício; Educação; Capitalismo cognitivo.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )