SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número4TEORIA E PRÁTICA NA DOCÊNCIA NOS ANOS INICIAIS: DIMENSÕES (IN)DISSOCIÁVEIS?HETEROTOPIAS índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


ETD Educação Temática Digital

versão On-line ISSN 1676-2592

Resumo

MARQUES, Rodrigo Moreno  e  PINHEIRO, Marta Macedo Kerr. VOZES DO VALE DO SILÍCIO EXPÕEM A POLARIZAÇÃO DO CONHECIMENTO NA ERA DA INFORMAÇÃO. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2019, vol.21, n.4, pp.960-978.  Epub 29-Abr-2021. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v21i4.8652898.

O artigo está inserido em uma agenda de pesquisa que adota as lentes da Economia Política para discutir a seguinte questão: qual é o papel da informação e do conhecimento nas dinâmicas socioeconômicas do século XXI? Primeiramente, o artigo confronta duas perspectivas teóricas diferentes, a saber, as abordagens do capitalismo cognitivo e da polarização do conhecimento. Dada a falta de acordo entre essas interpretações, o artigo também apresenta alguns resultados de uma investigação empírica conduzida no Vale do Silício (Califórnia), onde entrevistas semiestruturadas com representantes dos trabalhadores locais foram empregadas como instrumento de investigação. As vozes daqueles que vivem a realidade representada pelas teorias expõem algumas contradições no sistema de educação local, onde o fenômeno da polarização do conhecimento expande desigualdades socioeconômicas.

Palavras-chave : Polarização do conhecimento; Vale do Silício; Educação; Capitalismo cognitivo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )