SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue4VOICES FROM SILICON VALLEY EXPOSE THE POLARIZATION OF KNOWLEDGE IN THE INFORMATION AGEA READING OF PAULO FREIRE CONSTRUTIVISM AND ROLE PLAY AS METHOD author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


ETD Educação Temática Digital

On-line version ISSN 1676-2592

Abstract

KASPER, Kátia Maria; LIMA, Andre Pietsch  and  TOFFOLI, Gabriela de Sousa. HETEROTOPIAS. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2019, vol.21, n.4, pp.1013-1025.  Epub Apr 29, 2021. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v21i4.8652679.

Barthes (2006) convida a pensar o texto de fruição como aquele que leva o leitor a um estado de perda, desconforto, faz vacilar suas bases históricas, culturais, psicológicas, a consistência de seus gostos, valores, lembranças - faz entrar em crise sua relação com a linguagem. O texto de prazer, por outro lado, contenta, enche, dá euforia, vem da cultura sem romper com ela - sua leitura é confortável. Entre um e outro regime de escrita e leitura, o Texto (BARTHES, 2004) se reconstrói, fiando-se em meio aos prazeres da linguagem, descrevendo um pátio para a universidade, rabiscando com linhas que passam pelo lugar. Com os deveres e as obrigações em meio às bicicletas em ziguezague. Com motores. Entre vãos. Ordens. Entre braços que balançam. Rabisca com os espaços e tempos intersticiais das heterotopias (FOUCAULT, 2013) delimitadas por um retângulo aberto, o pátio. Também, trama lugares outros: as câmeras de segurança registrando o escoamento do tempo enquanto linhas carregam flores, varrem o chão, flutuam com balões vermelhos, planam pássaros, protestam e julgam com as gentes. Nem mesmo inatuais cães - das matilhas em Kafka (2002) -, entre faixas e cartazes, escaparam do rabiscado.

Keywords : Escrita; Estilo; Experimentação; Biografia; Diferença.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )