SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número4VOZES DO VALE DO SILÍCIO EXPÕEM A POLARIZAÇÃO DO CONHECIMENTO NA ERA DA INFORMAÇÃOUMA LEITURA DE PAULO FREIRE CONSTRUTIVISMO E DRAMATIZAÇÃO ENQUANTO MÉTODO índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


ETD Educação Temática Digital

versão On-line ISSN 1676-2592

Resumo

KASPER, Kátia Maria; LIMA, Andre Pietsch  e  TOFFOLI, Gabriela de Sousa. HETEROTOPIAS. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2019, vol.21, n.4, pp.1013-1025.  Epub 29-Abr-2021. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v21i4.8652679.

Barthes (2006) convida a pensar o texto de fruição como aquele que leva o leitor a um estado de perda, desconforto, faz vacilar suas bases históricas, culturais, psicológicas, a consistência de seus gostos, valores, lembranças - faz entrar em crise sua relação com a linguagem. O texto de prazer, por outro lado, contenta, enche, dá euforia, vem da cultura sem romper com ela - sua leitura é confortável. Entre um e outro regime de escrita e leitura, o Texto (BARTHES, 2004) se reconstrói, fiando-se em meio aos prazeres da linguagem, descrevendo um pátio para a universidade, rabiscando com linhas que passam pelo lugar. Com os deveres e as obrigações em meio às bicicletas em ziguezague. Com motores. Entre vãos. Ordens. Entre braços que balançam. Rabisca com os espaços e tempos intersticiais das heterotopias (FOUCAULT, 2013) delimitadas por um retângulo aberto, o pátio. Também, trama lugares outros: as câmeras de segurança registrando o escoamento do tempo enquanto linhas carregam flores, varrem o chão, flutuam com balões vermelhos, planam pássaros, protestam e julgam com as gentes. Nem mesmo inatuais cães - das matilhas em Kafka (2002) -, entre faixas e cartazes, escaparam do rabiscado.

Palavras-chave : Escrita; Estilo; Experimentação; Biografia; Diferença.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )