SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue4A READING OF PAULO FREIRE CONSTRUTIVISM AND ROLE PLAY AS METHOD author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


ETD Educação Temática Digital

On-line version ISSN 1676-2592

Abstract

JACQUES, Juliana Sales; MALMANN, Elena Maria  and  BAGETTI, Sabrina. RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS PARA MOBILIZAÇÃO DO CONHECIMENTO EM EDUCAÇÃO DE FORMA CRÍTICA. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2019, vol.21, n.4, pp.1043-1059.  Epub Apr 29, 2021. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v21i4.8652434.

Os Recursos Educacionais Abertos (REA), por meio do compartilhamento aberto em rede, são mobilizadores do conhecimento em Educação com democratização de práticas e consideração da pluralidade de ideias e contextos educacionais. A problemática é investigar os desafios da mobilização do conhecimento educacional, em cursos de formação de professores, através da coautoria de REA. Objetiva-se, portanto, dialogar sobre a mobilização do conhecimento em práticas educacionais abertas por meio dos REA. Para tanto, em movimento espiral cíclico de pesquisa-ação, como ciência educacional crítica, sustentaram-se ações e operações para compreensão teórica, política e ideológica do movimento REA e o coautorar de criações abertas, em cursos de formação inicial de professores de uma Universidade Pública. As inferenciações, em cada etapa cíclica, subsidiam a análise dos REA produzidos como resultado de pesquisa-ação. Diante disso, conclui-se que os REA potencializam a produção de teoria na prática, uma vez que as relações dialógicas, potencializadas pela coautoria, produzem diferentes efeitos de sentido que aprimoram, reformulam e instituem novos conhecimentos em Educação, prontos para ação e intervenção.

Keywords : Recursos Educacionais Abertos; Mobilização; Conhecimento; Formação de professores.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )