SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número4UMA LEITURA DE PAULO FREIRE CONSTRUTIVISMO E DRAMATIZAÇÃO ENQUANTO MÉTODO índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


ETD Educação Temática Digital

versão On-line ISSN 1676-2592

Resumo

JACQUES, Juliana Sales; MALMANN, Elena Maria  e  BAGETTI, Sabrina. RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS PARA MOBILIZAÇÃO DO CONHECIMENTO EM EDUCAÇÃO DE FORMA CRÍTICA. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2019, vol.21, n.4, pp.1043-1059.  Epub 29-Abr-2021. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v21i4.8652434.

Os Recursos Educacionais Abertos (REA), por meio do compartilhamento aberto em rede, são mobilizadores do conhecimento em Educação com democratização de práticas e consideração da pluralidade de ideias e contextos educacionais. A problemática é investigar os desafios da mobilização do conhecimento educacional, em cursos de formação de professores, através da coautoria de REA. Objetiva-se, portanto, dialogar sobre a mobilização do conhecimento em práticas educacionais abertas por meio dos REA. Para tanto, em movimento espiral cíclico de pesquisa-ação, como ciência educacional crítica, sustentaram-se ações e operações para compreensão teórica, política e ideológica do movimento REA e o coautorar de criações abertas, em cursos de formação inicial de professores de uma Universidade Pública. As inferenciações, em cada etapa cíclica, subsidiam a análise dos REA produzidos como resultado de pesquisa-ação. Diante disso, conclui-se que os REA potencializam a produção de teoria na prática, uma vez que as relações dialógicas, potencializadas pela coautoria, produzem diferentes efeitos de sentido que aprimoram, reformulam e instituem novos conhecimentos em Educação, prontos para ação e intervenção.

Palavras-chave : Recursos Educacionais Abertos; Mobilização; Conhecimento; Formação de professores.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )