SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue1EVALUATION OF THE EFFICACY OF A DIALOGIC READING ORAL COMPREHENSION PROGRAM ON A CHILD WITH AUTISM author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


ETD Educação Temática Digital

On-line version ISSN 1676-2592

Abstract

WHALON, Kelly  and  COX, Sarah K.. O PAPEL DA TEORIA DA MENTE E DA APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NA SALA DE AULA. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2020, vol.22, n.1, pp.10-26.  Epub May 26, 2021. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v22i1.8655487.

O desenvolvimento da competência social é intrinsecamente difícil para os alunos com transtorno do espectro do autismo (TEA). Esses desafios relacionados à competência social são frequentemente atribuídos à cognição social, incluindo a Teoria da Mente (ToM), e não apenas interferem na capacidade de alcançar e manter relacionamentos sociais, mas também podem prejudicar o desempenho acadêmico. Os educadores são responsáveis ​​pela melhora do desempenho acadêmico das crianças com ASD e, devido a essa ênfase na instrução acadêmica, as intervenções que abordam a cognição social, incluindo ToM, podem ser negligenciadas em ambientes de sala de aula. No entanto, a influência do ToM e da cognição social no desempenho social e acadêmic o torna essencial que os educadores comecem a abordar essas habilidades precocemente e em ambientes de sala de aula. O objetivo deste artigo é revisar a construção do ToM, bem como os links entre o ToM e o desenvolvimento de habilidades acadêmicas de alunos com ASD. Este artigo inclui exemplos de estratégias educacionais baseadas em evidências (ou seja, leitura e matemática) para alunos com TEA e explicam como essas estratégias também podem apoiar ToM.

Keywords : Autismo; Teoria da Mente; Leitura; Matemática.

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · English ( pdf )