SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número1EVALUACIÓN DE LA EFICACIA DE UM PROGRAMA DE COMPREENSION DE LECTURA ORAL DIALOGICA EN UN NIÑO CON AUTISMO índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


ETD Educação Temática Digital

versión On-line ISSN 1676-2592

Resumen

WHALON, Kelly  y  COX, Sarah K.. O PAPEL DA TEORIA DA MENTE E DA APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NA SALA DE AULA. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2020, vol.22, n.1, pp.10-26.  Epub 26-Mayo-2021. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v22i1.8655487.

O desenvolvimento da competência social é intrinsecamente difícil para os alunos com transtorno do espectro do autismo (TEA). Esses desafios relacionados à competência social são frequentemente atribuídos à cognição social, incluindo a Teoria da Mente (ToM), e não apenas interferem na capacidade de alcançar e manter relacionamentos sociais, mas também podem prejudicar o desempenho acadêmico. Os educadores são responsáveis ​​pela melhora do desempenho acadêmico das crianças com ASD e, devido a essa ênfase na instrução acadêmica, as intervenções que abordam a cognição social, incluindo ToM, podem ser negligenciadas em ambientes de sala de aula. No entanto, a influência do ToM e da cognição social no desempenho social e acadêmic o torna essencial que os educadores comecem a abordar essas habilidades precocemente e em ambientes de sala de aula. O objetivo deste artigo é revisar a construção do ToM, bem como os links entre o ToM e o desenvolvimento de habilidades acadêmicas de alunos com ASD. Este artigo inclui exemplos de estratégias educacionais baseadas em evidências (ou seja, leitura e matemática) para alunos com TEA e explicam como essas estratégias também podem apoiar ToM.

Palabras clave : Autismo; Teoria da Mente; Leitura; Matemática.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )