SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue1THE ROLE OF THEORY OF MIND AND LEARNING OF CHILDREN WITH AUTISM SPECTRUM DISORDERS IN CLASSROOM SETTINGSFROM THE DETECTION OF INDICATORS OF RISK FOR AUTISM TO EARLY INTERVENTION author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


ETD Educação Temática Digital

On-line version ISSN 1676-2592

Abstract

WALTER, Elizabeth Cynthia  and  NUNES, Débora Regina de Paula. AVALIAÇÃO DA EFICÁCIA DE UM PROGRAMA DE COMPREENSÃO DA LEITURA ORAL DIALÓGICA POR CRIANÇA COM AUTISMO. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2020, vol.22, n.1, pp.27-49.  Epub May 26, 2021. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v22i1.8655410.

Os prejuízos nos níveis de compreensão leitora de educandos diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista (TEA) aparecem documentados em pesquisas científicas. Nesse cenário, o desenvolvimento de programas de intervenção que possam remediar, precocemente, esses déficits são essenciais. O presente estudo tem como objetivo avaliar a eficácia de uma adaptação do programa de intervenção leitora, denominado Reading to Engage Children with Autism in Language and Learning (RECALL). Esse programa incorpora práticas interventivas, baseadas em evidências empíricas, a um modelo de Leitura Dialógica. No caso, uma mãe foi capacitada a empregar estratégias do programa, durante rotinas de leitura com o seu filho, de seis anos, diagnosticado com TEA. Por meio de um delineamento de pesquisa quase-experimental intrassujeitos, os efeitos das práticas do RECALL, implementadas pela mãe, foram avaliados quanto ao nível de responsividade de seu filho. Os resultados evidenciaram a incorporação parcial das estratégias no repertório de comportamento da mãe e aumento na frequência de ocorrência de turnos comunicativos da criança. Ganhos qualitativos foram identificados no comportamento da díade, incluindo-se melhorias nos níveis de compreensão leitora do menino. Contribuições e limitações do estudo são colocadas em discussão.

Keywords : Autismo; Compreensão oral da leitura; Intervenção precoce; Família.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )