SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número1O PAPEL DA TEORIA DA MENTE E DA APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NA SALA DE AULADA DETECÇÃO DE SINAIS DE RISCO PARA AUTISMO À INTERVENÇÃO PRECOCE índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


ETD Educação Temática Digital

versão On-line ISSN 1676-2592

Resumo

WALTER, Elizabeth Cynthia  e  NUNES, Débora Regina de Paula. AVALIAÇÃO DA EFICÁCIA DE UM PROGRAMA DE COMPREENSÃO DA LEITURA ORAL DIALÓGICA POR CRIANÇA COM AUTISMO. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2020, vol.22, n.1, pp.27-49.  Epub 26-Maio-2021. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v22i1.8655410.

Os prejuízos nos níveis de compreensão leitora de educandos diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista (TEA) aparecem documentados em pesquisas científicas. Nesse cenário, o desenvolvimento de programas de intervenção que possam remediar, precocemente, esses déficits são essenciais. O presente estudo tem como objetivo avaliar a eficácia de uma adaptação do programa de intervenção leitora, denominado Reading to Engage Children with Autism in Language and Learning (RECALL). Esse programa incorpora práticas interventivas, baseadas em evidências empíricas, a um modelo de Leitura Dialógica. No caso, uma mãe foi capacitada a empregar estratégias do programa, durante rotinas de leitura com o seu filho, de seis anos, diagnosticado com TEA. Por meio de um delineamento de pesquisa quase-experimental intrassujeitos, os efeitos das práticas do RECALL, implementadas pela mãe, foram avaliados quanto ao nível de responsividade de seu filho. Os resultados evidenciaram a incorporação parcial das estratégias no repertório de comportamento da mãe e aumento na frequência de ocorrência de turnos comunicativos da criança. Ganhos qualitativos foram identificados no comportamento da díade, incluindo-se melhorias nos níveis de compreensão leitora do menino. Contribuições e limitações do estudo são colocadas em discussão.

Palavras-chave : Autismo; Compreensão oral da leitura; Intervenção precoce; Família.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )