SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número1EVALUACIÓN DE LA EFICACIA DE UM PROGRAMA DE COMPREENSION DE LECTURA ORAL DIALOGICA EN UN NIÑO CON AUTISMOINVESTIGACIONES EN RECURSOS DE ALTA TECNOLOGÍA PARA COMUNICACIÓN Y TRANSTORNO DEL ESPECTRO AUTISTA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


ETD Educação Temática Digital

versión On-line ISSN 1676-2592

Resumen

MANSUR, Odila Maria Ferreira de Carvalho  y  NUNES, Leila Regina d'Oliveira de Paula. DA DETECÇÃO DE SINAIS DE RISCO PARA AUTISMO À INTERVENÇÃO PRECOCE. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2020, vol.22, n.1, pp.50-67.  Epub 26-Mayo-2021. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v22i1.8655516.

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é caracterizado por déficits persistentes na comunicação e interação social, padrões de comportamentos repetitivos e interesses restritos. O objetivo deste estudo foi verificar o efeito da aplicação de um programa de ensino por pais/cuidadores sobre o desempenho de seu filho. Participaram uma menina de 18 meses, com TEA, e sua cuidadora. Trata-se de pesquisa quase experimental, intrassujeitos, do tipo AB (linha de base, tratamento e follow-up). Foi conduzido um programa individualizado para ensinar a cuidadora a utilizar procedimentos lúdicos, visando promover a interação social e o aumento de turnos interacionais de ambos os participantes. Os comportamentos de ambos os participantes foram registrados em sessões semanais de 40 min, por um ano. Os dados das respostas da cuidadora foram submetidos ao Tau-U. Esta estatística revelou que nem todas as respostas da cuidadora, na fase de intervenção, mostraram fortes efeitos do tratamento, enquanto outros atestaram a robustez do mesmo. Com 95% de probabilidade de acerto, os procedimentos de intervenção afetaram significativamente as seguintes respostas da cuidadora: “usar músicas infantis” e “fazer um comentário engraçado ou elogioso para que a criança voltasse a brincar”. Na fase de intervenção, houve um aumento considerável de iniciativas da menina e de respostas da cuidadora, assim como das diversas modalidades de respostas (vocal/verbal, gestual e mista) de ambas. Assim, o programa de formação da cuidadora influenciou de forma significante a frequência de turnos e as modalidades de respostas da criança; e que a intervenção, via cuidadora, orientada por profissional, pode ser efetiva e apropriada ao contexto socioeconômico brasileiro.

Palabras clave : Transtorno do espectro autista; Intervenção precoce; Abordagem desenvolvimentista.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )