SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue1FROM THE DETECTION OF INDICATORS OF RISK FOR AUTISM TO EARLY INTERVENTIONTHE PEDAGOGICAL MEDIATION OF TEACHERS OF CHILDREN WITH AUTISM: AN EVALUATION FROM THE USE OF THE MID LEARNING SCALE (EAM) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


ETD Educação Temática Digital

On-line version ISSN 1676-2592

Abstract

SCHIRMER, Carolina Rizzotto. PESQUISAS EM RECURSOS DE ALTA TECNOLOGIA PARA COMUNICAÇÃO E TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2020, vol.22, n.1, pp.68-85.  Epub May 26, 2021. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v22i1.8655470.

Cerca de um terço dos indivíduos diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista (TEA) não conseguem desenvolver a oralidade. Os benefícios da Comunicação Alternativa (CA) para pessoas com TEA são bem reconhecidos e podem ser usados ​​para ampliar a fala limitada ou atuar como o método de comunicação principal (ou seja, alternativo). Os dispositivos de geração de fala referem-se a uma variedade de soluções de alta tecnologia, incluindo dispositivos de comunicação eletrônica dedicados (comunicadores/vocalizadores), processadores de texto com voz sintetizada e dispositivos móveis multifuncionais (por exemplo:iPad, iPode tabletscom sistema Android) carregados com aplicativos de CA, e que são opções viáveis para indivíduos com autismo. O objetivo deste artigo é verificar os estudos que investigam a alta tecnologia para comunicação e TEA, publicados no Augmentative and Alternative Communication Journal, que é o periódico oficial da Sociedade Internacional de Comunicação Aumentativa e Alternativa (Isaac), no período de 2011 a 2018. Esta é uma área nova de conhecimento que está em rápido crescimento e com poucos estudos no Brasil. Os resultados dos 15 artigos analisados indicam que pessoas com TEA se beneficiam com o uso da alta tecnologia. Pesquisas futuras em criação de recursos de comunicação, intervenção com usuários e descrição dos repertórios verbais são recomendadas.

Keywords : Comunicação Alternativa; Transtorno do Espectro Autista; Alta Tecnologia; Revisão Sistemática.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )