SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número1DA DETECÇÃO DE SINAIS DE RISCO PARA AUTISMO À INTERVENÇÃO PRECOCEA MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORAS DE CRIANÇAS COM AUTISMO: UMA AVALIAÇÃO A PARTIR DO USO DA ESCALA DE APRENDIZAGEM MEDIADA (EAM) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


ETD Educação Temática Digital

versão On-line ISSN 1676-2592

Resumo

SCHIRMER, Carolina Rizzotto. PESQUISAS EM RECURSOS DE ALTA TECNOLOGIA PARA COMUNICAÇÃO E TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2020, vol.22, n.1, pp.68-85.  Epub 26-Maio-2021. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v22i1.8655470.

Cerca de um terço dos indivíduos diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista (TEA) não conseguem desenvolver a oralidade. Os benefícios da Comunicação Alternativa (CA) para pessoas com TEA são bem reconhecidos e podem ser usados ​​para ampliar a fala limitada ou atuar como o método de comunicação principal (ou seja, alternativo). Os dispositivos de geração de fala referem-se a uma variedade de soluções de alta tecnologia, incluindo dispositivos de comunicação eletrônica dedicados (comunicadores/vocalizadores), processadores de texto com voz sintetizada e dispositivos móveis multifuncionais (por exemplo:iPad, iPode tabletscom sistema Android) carregados com aplicativos de CA, e que são opções viáveis para indivíduos com autismo. O objetivo deste artigo é verificar os estudos que investigam a alta tecnologia para comunicação e TEA, publicados no Augmentative and Alternative Communication Journal, que é o periódico oficial da Sociedade Internacional de Comunicação Aumentativa e Alternativa (Isaac), no período de 2011 a 2018. Esta é uma área nova de conhecimento que está em rápido crescimento e com poucos estudos no Brasil. Os resultados dos 15 artigos analisados indicam que pessoas com TEA se beneficiam com o uso da alta tecnologia. Pesquisas futuras em criação de recursos de comunicação, intervenção com usuários e descrição dos repertórios verbais são recomendadas.

Palavras-chave : Comunicação Alternativa; Transtorno do Espectro Autista; Alta Tecnologia; Revisão Sistemática.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )