SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue1RESEARCH ON HIGH TECHNOLOGY RESOURCES FOR COMMUNICATION AND AUTISM SPECTRUM DISORDERDECISION-MAKING MODEL FOR ELEMENTARY SCHOOL TEACHERS TO IDENTIFY AUTISM AND INTELLECTUAL DISABILITY author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


ETD Educação Temática Digital

On-line version ISSN 1676-2592

Abstract

SOARES, Francisca Maria Gomes Cabral  and  NUNES, Leila Regina d'Oliveira de Paula. A MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORAS DE CRIANÇAS COM AUTISMO: UMA AVALIAÇÃO A PARTIR DO USO DA ESCALA DE APRENDIZAGEM MEDIADA (EAM). ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2020, vol.22, n.1, pp.86-105.  Epub May 26, 2021. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v22i1.8655543.

A educação especial inclusiva requer como um dos aspectos fundamentais reconhecer as características da deficiência do aluno e saber quais instrumentos podem facilitar o aprendizado e a elaboração de estratégias favoráveis ao ensino. Neste estudo, parte da construção de uma tese da primeira autora, orientada pela segunda, o objetivo foi identificar e descrever modos de avaliação dos níveis de mediação pedagógica de professoras em suas práticas para alfabetizar e letrar crianças que estão no Transtorno do Espectro Autista (TEA). Para isso, foi realizada uma pesquisa com caráter qualiquantitativo de delineamento quase-experimental intrassujeito do tipo A-B (linha de base/intervenção), utilizando-se como instrumento para análise dos dados a Escala de Aprendizagem Mediada (EAM). Os resultados sinalizam que a referida escala como instrumento metodológico possibilita aferir níveis de mediação pedagógica e favorece a discussão sobre as interações entre alunos e professores. Discute-se a partir dos achados do estudo o formato de programas de formação continuada em serviço, como a investigação afetou o processo de aprendizagem de todos os envolvidos e que vantagens e dificuldades estiveram presentes no decorrer da pesquisa.

Keywords : Metodologia de pesquisa; Docência e infância; Autismo.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )