SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número1INVESTIGACIONES EN RECURSOS DE ALTA TECNOLOGÍA PARA COMUNICACIÓN Y TRANSTORNO DEL ESPECTRO AUTISTAMODELO DE TOMA DE DECISIÓN PARA USO DE MAESTROS DE EDUCACIÓN PRIMARIA EN LA IDENTIFICACIÓN DEL AUTISMO Y LA DISCAPACIDAD INTELECTUAL índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


ETD Educação Temática Digital

versión On-line ISSN 1676-2592

Resumen

SOARES, Francisca Maria Gomes Cabral  y  NUNES, Leila Regina d'Oliveira de Paula. A MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORAS DE CRIANÇAS COM AUTISMO: UMA AVALIAÇÃO A PARTIR DO USO DA ESCALA DE APRENDIZAGEM MEDIADA (EAM). ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2020, vol.22, n.1, pp.86-105.  Epub 26-Mayo-2021. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v22i1.8655543.

A educação especial inclusiva requer como um dos aspectos fundamentais reconhecer as características da deficiência do aluno e saber quais instrumentos podem facilitar o aprendizado e a elaboração de estratégias favoráveis ao ensino. Neste estudo, parte da construção de uma tese da primeira autora, orientada pela segunda, o objetivo foi identificar e descrever modos de avaliação dos níveis de mediação pedagógica de professoras em suas práticas para alfabetizar e letrar crianças que estão no Transtorno do Espectro Autista (TEA). Para isso, foi realizada uma pesquisa com caráter qualiquantitativo de delineamento quase-experimental intrassujeito do tipo A-B (linha de base/intervenção), utilizando-se como instrumento para análise dos dados a Escala de Aprendizagem Mediada (EAM). Os resultados sinalizam que a referida escala como instrumento metodológico possibilita aferir níveis de mediação pedagógica e favorece a discussão sobre as interações entre alunos e professores. Discute-se a partir dos achados do estudo o formato de programas de formação continuada em serviço, como a investigação afetou o processo de aprendizagem de todos os envolvidos e que vantagens e dificuldades estiveram presentes no decorrer da pesquisa.

Palabras clave : Metodologia de pesquisa; Docência e infância; Autismo.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )