SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue1THE PEDAGOGICAL MEDIATION OF TEACHERS OF CHILDREN WITH AUTISM: AN EVALUATION FROM THE USE OF THE MID LEARNING SCALE (EAM)A DISCURSIVE ANALYSIS OF PSYCHOPATHOLOGY SUMMARIES IN PSYCHOLOGY COURSES author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


ETD Educação Temática Digital

On-line version ISSN 1676-2592

Abstract

TEIXEIRA, Maria Cristina Triguero Veloz et al. MODELO DE TOMADA DE DECISÃO PARA USO DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL NA IDENTIFICAÇÃO DE AUTISMO E DEFICIÊNCIA INTELECTUAL. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2020, vol.22, n.1, pp.106-126.  Epub May 26, 2021. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v22i1.8655539.

Ainda há um número significativo de alunos que ingressam no ensino fundamental com transtornos do neurodesenvolvimento, como o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e a Deficiência Intelectual (DI), sem diagnóstico garantindo seus direitos legais aos Serviços Educacionais Especiais (SES). De acordo com o sistema público de saúde brasileiro (SUS), a identificação precoce e o monitoramento do TEA devem ser realizados pelas equipes de saúde e educação. O objetivo deste estudo foi desenvolver um modelo de tomada de decisão, com um fluxograma detalhando tarefas e ações, utilizado por professores do ensino fundamental do sistema público de ensino com instrumentos para avaliação de indicadores de TEA e DI. O estudo foi realizado em duas fases. Fase 1: Dois instrumentos em um formato de checklist de verificação foram produzidos contendo descrições sobre as características dos transtornos para auxiliar o professor na avaliação dos alunos. Fase 2: Dois fluxogramas foram criados, um para cada transtorno, composto por um conjunto de atividades sequenciais logicamente organizadas. O procedimento para os fluxogramas consistiu em um processo baseado no Business Process Model and Notation (BPMN), utilizando a plataforma de código aberto Business Process Management System (BPMS). O relatório final permite a visualização dos resultados da avaliação, como indicadores do checklist, avaliação neuropsicológica, avaliações emocionais e comportamentais. O estudo apresenta um modelo de processo para professores e gestores educacionais que utiliza um sistema computadorizado para auxiliá-los na coleta e análise de dados, bem como a tomada de decisão em tempo real para identificar alunos com suspeita de transtornos do neurodesenvolvimento.

Keywords : Educação Básica; Deficiência Intelectual; Autismo; Ambiente Big Data.

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · English ( pdf )