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ETD Educação Temática Digital
versión On-line ISSN 1676-2592
Resumen
TEIXEIRA, Maria Cristina Triguero Veloz et al. MODELO DE TOMADA DE DECISÃO PARA USO DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL NA IDENTIFICAÇÃO DE AUTISMO E DEFICIÊNCIA INTELECTUAL. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2020, vol.22, n.1, pp.106-126. Epub 26-Mayo-2021. ISSN 1676-2592. https://doi.org/10.20396/etd.v22i1.8655539.
Ainda há um número significativo de alunos que ingressam no ensino fundamental com transtornos do neurodesenvolvimento, como o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e a Deficiência Intelectual (DI), sem diagnóstico garantindo seus direitos legais aos Serviços Educacionais Especiais (SES). De acordo com o sistema público de saúde brasileiro (SUS), a identificação precoce e o monitoramento do TEA devem ser realizados pelas equipes de saúde e educação. O objetivo deste estudo foi desenvolver um modelo de tomada de decisão, com um fluxograma detalhando tarefas e ações, utilizado por professores do ensino fundamental do sistema público de ensino com instrumentos para avaliação de indicadores de TEA e DI. O estudo foi realizado em duas fases. Fase 1: Dois instrumentos em um formato de checklist de verificação foram produzidos contendo descrições sobre as características dos transtornos para auxiliar o professor na avaliação dos alunos. Fase 2: Dois fluxogramas foram criados, um para cada transtorno, composto por um conjunto de atividades sequenciais logicamente organizadas. O procedimento para os fluxogramas consistiu em um processo baseado no Business Process Model and Notation (BPMN), utilizando a plataforma de código aberto Business Process Management System (BPMS). O relatório final permite a visualização dos resultados da avaliação, como indicadores do checklist, avaliação neuropsicológica, avaliações emocionais e comportamentais. O estudo apresenta um modelo de processo para professores e gestores educacionais que utiliza um sistema computadorizado para auxiliá-los na coleta e análise de dados, bem como a tomada de decisão em tempo real para identificar alunos com suspeita de transtornos do neurodesenvolvimento.
Palabras clave : Educação Básica; Deficiência Intelectual; Autismo; Ambiente Big Data.