SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número1MODELO DE TOMADA DE DECISÃO PARA USO DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL NA IDENTIFICAÇÃO DE AUTISMO E DEFICIÊNCIA INTELECTUALDA CAPA À CONTRACAPA: PARATEXTOS NO PROCESSO CONSTITUTIVO índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


ETD Educação Temática Digital

versão On-line ISSN 1676-2592

Resumo

SATHLER, Conrado Neves  e  MASCIA, Márcia Aparecida Amador. UMA ANÁLISE DISCURSIVA DE EMENTAS DE PSICOPATOLOGIA EM CURSOS DE PSICOLOGIA. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2020, vol.22, n.1, pp.127-144.  Epub 26-Maio-2021. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v22i1.8651957.

Apresentamos os resultados parciais de uma pesquisa sobre o ensino de Psicopatologia em cursos brasileiros de Psicologia, tendo como corpus 5 (cinco) ementas, uma de cada região do país. Filiado aos estudos foucaultianos, o objetivo deste trabalho consiste em discutir as relações entre modos de produção de subjetividade, governamentalidade, biopolítica e disciplina. Os resultados apontam o ensino da Psicopatologia como dispositivo de (re)produção de subjetividades na Educação ligadas aos mecanismos de controle e administração de corpos e populações e indicam a necessidade de reavaliação do seu lugar frente às novas demandas postas pelas políticas públicas destacando o Sistema Único de Saúde. Compreendemos que o objeto de estudo da disciplina, as relações discursivas presentes neste campo e as técnicas de intervenção fundamentam ações profissionais de consequências éticas significativas ao país e, por isso, requerem alterações próprias e articuladas com outros saberes que constituem os Projetos Pedagógicos em Psicologia.

Palavras-chave : Educação; Subjetividade; Ensino em Saúde; Formação do Psicólogo; Biopoder.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )