SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue1A DISCURSIVE ANALYSIS OF PSYCHOPATHOLOGY SUMMARIES IN PSYCHOLOGY COURSESPEDAGOGICAL WORK OF THE TEACHERS IN THE SCHOOL: PROPOSITIONS TO THINK ABOUT DESMOBOLIZATION AND DEINSTITUTIONALIZATION author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


ETD Educação Temática Digital

On-line version ISSN 1676-2592

Abstract

RAMOS, Flávia Brocchetto; ACOSTA, Carolina  and  RELA, Eliana. DA CAPA À CONTRACAPA: PARATEXTOS NO PROCESSO CONSTITUTIVO. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2020, vol.22, n.1, pp.145-163.  Epub May 26, 2021. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v22i1.8653276.

A literatura infantil tem duplo destinatário: a criança (leitor) e o adulto (comprador), de modo que os paratextos externos tendem a se dividir entre ambos. Assim, visa-se, com base nos paratextos veiculados na primeira capa e na quarta capa de livros de narrativas por imagens, discutir quem é o público-alvo de obras literárias integrantes da Categoria 2 da Educação Infantil do PNBE 2014. Os livrosLadrão de galinhas, de Béatrice Rodriguez, eCalma, camaleão!, de Laurent Cardon são analisados com base em postulados de Genette (2009). Os resultados apontam a importância das mensagens paratextuais para a interpretação. Infere-se, a partir do estudo, que tanto a produção do livro como a mediação docente deve considerar os paratextos nos processos de formação do leitor.

Keywords : PNBE; Educação infantil; Livro infantil; Mediação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )