SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue1FROM THE FRONT COVER TO THE BACK COVER: PARATEXTS IN THE CONSTITUTIVE PROCESSTHE REVESE SIDE OF LEARNING AN ESSAY ON EDUCATION, PSYCHOANALISIS AND CAPITALISM author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


ETD Educação Temática Digital

On-line version ISSN 1676-2592

Abstract

FERREIRA, Liliana Soares. TRABALHO PEDAGÓGICO DOS PROFESSORES NA ESCOLA: PROPOSIÇÕES PARA SE PENSAR EM DESSIMBOLIZAÇÃO E DESINSTITUCIONALIZAÇÃO. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2020, vol.22, n.1, pp.164-180.  Epub May 26, 2021. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v22i1.8653656.

Apresentam-se os argumentos em seções inter-relacionadas sobre a desinstitucionalização relacionada à dessimbolização, os efeitos desses processos no trabalho pedagógico dos professores. Tal sequência argumentativa tem como método a sistematização do que se lê, do que se vivencia na condição de pesquisador sobre o tema trabalho e do se passa a elaborar como considerações. Dessa vivência, vão-se produzindo argumentos apresentados de modo inter-relacionado, com o intuito de aprofundar entendimentos acerca do trabalho pedagógico, aqui recortado como o trabalho dos professores na escola e elaborar questionamentos que darão continuidade aos estudos, pois este é o objetivo de uma sistematização. Então, o trabalho pedagógico apresenta-se como possibilidade de os professores encontrarem condições de autoria, pertença e novos significados para o trabalho que produzem.

Keywords : Trabalho Pedagógico; Dessimbolização; Desinstitucionalização; Escola.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )