SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número1TRABAJO PEDAGÓGICO DE LOS PROFESORES EN LA ESCUELA: PROPOSICIONES PARA PENSAR EN DESIMBOLIZACIÓN Y DESINSTITUCIONALIZACIÓNINTERVENCIÓN USANDO EXERGAMES: EFECTOS SOBRE LAS FUNCIONES EJECUTIVAS DE NIÑOS EN EDAD ESCOLAR índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


ETD Educação Temática Digital

versión On-line ISSN 1676-2592

Resumen

SCHMIDLEHNER, Michael Franz  y  ALVES NETO, Francisco Raimundo. O AVESSO DA APRENDIZAGEM UM ENSAIO SOBRE EDUCAÇÃO, PSICANÁLISE E CAPITALISMO. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2020, vol.22, n.1, pp.181-201.  Epub 26-Mayo-2021. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v22i1.8653751.

O presente texto visa, baseado nas teorias de Jacques Lacan e autores neo-lacanianos, descrever e analisar como, ao longo da tradição pedagógica ocidental, a genuína aprendizagem está sendo inibida por meio da implementação de discursos de dominação social. Por meio de pesquisa bibliográfica, o trabalho abordará, primeiramente, o conceito de subversão do sujeito em Lacan e, em seguida, sua teoria dos quatro discursos, evidenciando que o processo de genuína aprendizagem assim como a cura psicanalítica pressupõem a admissão da condição subvertida do sujeito. Em seguida, o texto discute a presença de elementos discursivos descritos por Lacan nas obras de Platão, mostrando como nelas se inicia a constituição de um sujeito de conhecimento com a negação de sua condição subvertida. As seções seguintes descrevem o aproveitamento das descobertas da psicanálise pelo sistema capitalista e a consequente alteração de processos de subjetivação a partir da segunda metade do século XX, analisando estes processos por meio de um quinto discurso, introduzido mais tarde por Lacan, como discurso do capitalista. Finalmente, é demonstrado como a manifesta repressão pelo discurso do mestre hoje dá lugar para o anonimato de uma hegemonia do conhecimento e pela autocomodificação de sujeitos. O texto conclui que a relação interpessoal que viabiliza genuína aprendizagem, a despeito da sistemática repressão pelo sistema educacional, pode ser estabelecida, dependendo da prontidão do educador ou da educadora em admitir sua condição de sujeito subvertido.

Palabras clave : Psicanálise; Educação; Capitalismo; Quatro discursos.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )